Angiologia

A Cirurgia Vascular é a especialidade médica que se encarrega do diagnóstico e tratamento das doenças que atingem as artérias, veias e linfáticos.

Dentre as doenças mais comuns abordadas pela especialidade, podemos citar os aneurismas e obstruções arteriais, varizes, edemas linfáticos e pé diabético. Além disso, pacientes renais crônicos também são tratados pelo cirurgião vascular quando necessitam de acessos vasculares para hemodiálise.

Clínica Equilibre | Angiologia
Varizes dos Membros Inferiores

As varizes dos membros inferiores representam uma doença muito prevalente na população e são causa frequente de dor, peso, cansaço, edema e até feridas nas pernas.

O diagnóstico das varizes é feito através da anamnese, exame clínico e exames complementares como o ecoDoppler venoso. De modo geral, podemos classificar as varizes de acordo com a sua apresentação clínica, etiológica, anatômica e fisiopatológica.

O tratamento das varizes deve ser baseado nos achados encontrados nos métodos diagnósticos e individualizados de acordo com cada caso. Na atualidade, dispomos de diversos modos de tratamento que variam desde métodos conservadores (medicações, meias elásticas e atividade física) até métodos invasivos (escleroterapia, ablação e cirurgia).

A escleroterapia é um método de tratamento consagrado no tratamento das varizes e sua indicação vem sendo ampliada na atualidade, onde é indicada no tratamento desde pequenas telangiectasias (pequenos vasos) até varizes calibrosas. Consiste na administração intravascular de medicações que destroem as varizes, podendo ser usada tanto no tratamento dos sintomas quanto com finalidade estética.

Existem diversas técnicas e métodos de escleroterapia. De modo geral, o uso de medicações detergentes e hiperosmolares em sua forma líquida é indicado no tratamento dos pequenos vasos, enquanto a técnica da espuma densa é indicada nas varizes mais calibrosas.

O laser também pode ser utilizado tanto no tratamento das telangiectasias quanto das varizes e vem sendo utilizado de forma ampla nesse sentido.

A cirurgia de varizes é um método seguro e eficaz destinado ao tratamento de varizes de maior calibre e apresenta excelentes resultados tanto estéticos quanto terapêuticos.

Cabe ao cirurgião vascular avaliar de forma integral cada paciente e selecionar individualmente o melhor tipo de tratamento para as doenças vasculares.

Agende a sua consulta por aqui!

Fale conosco

O cuidado com a sua saúde é de extrema importância!
Entre em contato, tire suas dúvidas ou agende agora mesmo uma consulta online ou presencial.